Sobre Veículos Elétricos

Veículos elétricos (VE) são aqueles acionados por pelo menos um motor elétrico. O INEE atua no sentido de valorizar e promover a difusão do emprego da energia elétrica no acionamento de veículos automotivos por serem muito mais eficientes que os convencionais acionados exclusivamente por motores de combustão interna (mci). Como há dezenas de milhões de veículos convencionais circulando no país, o VE pode reduzir consideravelmente desperdícios evitáveis de combustíveis sobretudo de origem fóssil.

No início do século XX, circulavam muitos VEs a bateria mas o aperfeiçoamento dos m.c.i. tornaram este o acionador padrão. A pequena capacidade de armazenamento das baterias, seu peso e o tempo elevado para carga limitaram o uso dos VEs ao atendimento de necessidades específicas como o transporte em áreas restritas.

No final do século, porém, observou-se um renascimento dos VEs estimulado inicialmente por incentivos governamentais e normas que restringem emissões poluentes. Embora o número de VEs ainda seja pequeno (300 mil a 400 mil de quatro rodas e um número importante de biciclos), o estágio de experiências já se encontra ultrapassado e as vendas crescem rapidamente pela vantagens apresentadas: alta eficiência energética que proporciona custos operacionais inferiores aos convencionais e elevado conforto, isto é, baixo ruído e ausência de vibrações.

Os VEs podem ser classificados em cinco famílias de acordo com a forma como a energia elétrica é disponibilizada a bordo:

VE a bateria - VEB

A energia é fornecida por um conjunto de baterias que são recarregadas na rede elétrica. Muitos modelos de VEB, competitivos para determinados nichos de mercado, estão disponíveis em diversos países e são fabricados tanto por indústrias tradicionais como novas.

VE híbrido - VEH

A energia é fornecida por um gerador a bordo que é acionado por um m.c.i.. Estes veículos também usam sistemas de bateria e capacitores para acumular energia elétrica, permitindo que o m.c.i. só opere nas condições ótimas ou fique desligado. Destacam-se dois tipos básicos de VEH :o VEH "serial" onde as rodas são acionadas apenas pelo(s) motor(es) elétrico(s) e o VEH "paralelo" onde as rodas podem ser acionadas pelo m.c.i. em paralelo com o motor elétrico. Recentemente surgiu o conceito de veículos "plug in", isto é, veículos que podem ser ligados à rede elétrica para carga de baterias e dispõem de motor/gerador a bordo para carga das baterias, extensão da autonomia e/ou adição de potência em ladeiras e arrancadas mais fortes.

VE de célula a combustível - VECC

é suprido por células a combustível, equipamento elétro-químico que transforma a energia do hidrogênio diretamente em eletricidade. Esta tecnologia é objeto de muita pesquisa na atualidade e diversos fabricantes apostam nela como o futuro dos veículos. O hidrogênio será distribuído diretamente ou produzido a partir do metano (Gás Natural), metanol ou etanol. O VECC também usa a bordo importantes sistemas de acumulação de energia, sejam baterias ou capacitores.

VE ligado a rede ou troleibus

A energia é fornecida pela rede elétrica. Trata-se do tipo mais presente no Brasil (estado de São Paulo). Entretanto, devido ao alto custo da rede e dificuldades de trânsito, não há previsão de expansão.

VE Solar - VES

A energia é fornecida por placas fóto-voltáicas(FV). Restrito ao ambiente das universidades que trabalham com as FV, é pouco provável que o VES venha a se transformar em um veículo de uso prático pelas restrições de tamanho dos veículos que limitam a dimensão dos painéis e consequentemente sua potência.

Veículos elétricos também podem produzir efeitos consideráveis no sistema elétrico interligado do Brasil. O INEE tem trabalhado este tema no âmbito da geração distribuída e enxerga um papel extremamente positivo para redução de perdas de transmissão e distribuição no setor elétrico.

A penetração dos VEs no mercado se dará de forma espontânea, pelas suas virtudes na medida que os consumidores percebam claramente suas vantagens. A dificuldade é que se trata de uma mudança de paradigma, um processo de adaptação doloroso para os atores tradicionais e que necessita superar barreiras de mercado e culturais.

O papel do INEE tem sido produzir o máximo de informação para a sociedade através de seminários, workshops e exposições. Já foram realizados sete seminários e exposições de veículos elétricos desde 2003. O último, VE2010 - 7o Seminário e Exposição de Veículos Elétricos , foi realizado no Rio de janeiro, no dia 1º de junho de 2010, como parte do Challenge Bibendum 2010. O INEE tomou também a iniciativa de criar em 15 de agosto de 2006, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos - ABVE que tem como objetivo principal, divulgar os benefícios dos veículos elétricos, promovendo o seu uso. A partir de sua criação, a ABVE tem participado da organização de todos os seminários sobre VEs.

Juntamente com a ABVE, o INEE organizou dois seminários sobre Veículos Elétricos & Rede Elétrica. O último deles, VER2010 - 2o Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica, aconteceu em 18 de novembro de 2010 no Rio de Janeiro.

O link Eventos do INEE tem a indicação dos links para acesso às informações dos seminários sobre VEs realizados a partir de 2007.

Newsletter Fale Conosco