Sobre ESCOS

A questão da energia muitas vezes é distante da atividade fim das empresas. Como o seu tratamento adequado exige conhecimentos específicos, empresas especializadas em serviços de eficiência de energia podem ser fundamentais para muitos consumidores identificarem e implementarem medidas de eficiência, não só de energia como também de água e outras utilidades. São as chamadas ESCOS - Empresas de Serviços de Conservação de Energia.

O INEE foi pioneiro na discussão deste tema no Brasil por acreditar que a existência de ESCOS é uma das formas de atingir mais rapidamente esses objetivos. Organizou Seminários e Workshops a partir de 1994 e elaborou diversos documentos que podem ser obtidos por download.

O mercado de ESCOS no Brasil vem crescendo lentamente e hoje se organiza em torno da ABESCO, sociedade voltada para difundir e defender os interesses deste grupo de empresas.

O INEE promoveu diversas discussões sobre Contratos de Performance num esforço para adaptá-los à legislação brasileira.

Atualmente o INEE mantém ativa a discussão de outro tema, de particular interesse para esta questão, referente a Medição & Verificação, que aborda o desenvolvimento de procedimentos adequados para a obtenção de resultados relativos à economia de energia.

Newsletter Fale Conosco