VER 2010

2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica

Auditório da ACRJ
Rua da Candelária, 9 – 12º andar
Rio de Janeiro – RJ
18 de novembro de 2010, 8h30 às 18h


A ampla difusão da mobilidade individual motorizada a partir do início do século XX até os dias atuais e o desenvolvimento urbano ensejado pela mobilidade e adaptado a ela tornaram não apenas o veículo individual, mas também o de transporte coletivo e de cargas um elemento essencial para o funcionamento das sociedades modernas.

Entretanto, os problemas ambientais decorrentes do crescente consumo de combustíveis, principalmente os fósseis colocam em xeque a viabilidade da manutenção e, sobretudo, da expansão da mobilidade sobre pneus nas bases tecnológicas tradicionais, acionada por motores de combustão interna. O acionamento elétrico, pela sua elevada eficiência e redução de emissões constitui a forma mais efetiva de se viabilizar o potencial de aumento do número de veículos, principalmente dos países em desenvolvimento, e preservar a mobilidade da maioria das sociedades contemporâneas, a qual dificilmente poderá ser baseada apenas nos transportes de massa, já eletrificados.

Nas últimas décadas ocorreram, e estão na iminência de ocorrer mudanças importantes, decorrentes de uma nova visão do quadro energético mundial, dos avanços tecnológicos dos sistemas de geração e controle de menor porte e de novas formas de uso de energia pelo consumidor.

O Veículo Elétrico (VE) se destaca como um novo ator, tanto para o setor de transporte quanto para o setor de energia elétrica, que deve ter papel decisivo nas transformações e impactos que acarretará nos próximos anos. Esta tendência tem reflexos mundiais, destacando-se as iniciativas nos Estados Unidos, na Europa, na China e no Japão que apresentam uma aceleração, nos últimos doze meses, da penetração dos diferentes tipos de veículos elétricos: híbridos e plug-in; leves e pesados; transporte individual e transporte de massa.

A disseminação de veículos elétricos dotados de bateria, contando ou não com geração embarcada, denominado veículo elétrico híbrido, se constitui em elemento chave desses impactos, traduzindo-se em maiores desafios para as empresas distribuidoras de energia elétrica. O VE pode assumir o duplo papel de consumidor e gerador para o sistema elétrico, mudando o relacionamento tradicional empresa-cliente e apresentando um novo conjunto de requisitos a ser atendido pelas distribuidoras.

Nesta segunda edição do seminário serão discutidos o cenário de penetração dos veículos elétricos no Brasil, as necessidades de interação com a rede de energia elétrica, os principais condicionantes institucionais dessa interação e sua influência no futuro papel das empresas distribuidoras de energia elétrica.

Outros pontos que se destacam na avaliação da integração dos veículos elétricos com a rede elétrica são:


Público alvo

Profissionais das empresas de energia elétrica e de empresas de desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos, agentes reguladores dos setores de energia elétrica e de transporte, planejadores urbanos, projetistas e consultores de rede elétrica, investidores e analistas financeiros dos setores de energia elétrica e de transporte.


Local e data

Auditório da ACRJ
Rua da Candelária, 9 – 12º andar
Rio de Janeiro – RJ
18 de novembro de 2010, 8h30 às 18h

Inscrição

As inscrições poderão ser feitas neste site.


Patrocínios

CPFL Energia
www.utenortefluminense.com.br

Organização

INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética
ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico