www.inee.org.br/Bioenergia_AL
Seminário Programa Informações
www.unifei.edu.br
Memorial da América Latina
São Paulo, SP
8 a 9 de maio de 2007
www.inee.org.br     

Objetivo

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Energéticos (GEE), da UNIFEI, e pelo INEE, e conta com o apoio do PROSUL, Programa Sul-americano de apoio às atividades de Ciência e Tenologia. Seu objetivo é aproximar instituições sul-americanas atuantes em pesquisa, desenvolvimento e promoção de tecnologias bioenergéticas, em particular biocombustíveis como etanol e biodiesel, visando o intercâmbio de experiências e informações.

Contexto

O uso da biomassa como fonte primária de energia foi por muito tempo associado ao subdesenvolvimento, relacionando-se a formas energéticas não comerciais e uso de tecnologias primitivas, anteriores à Revolução Industrial. Esta visão embutia a leitura da questão energética das economias centrais, localizadas em regiões temperadas, onde é muito elevado o custo para fixar a energia solar na biomassa e onde foram buscadas soluções voltadas para o uso de combustíveis fósseis.

Por variadas razões históricas, no entanto, o uso da biomassa explorada em bases comerciais responde por mais de um quarto da energia primária do Brasil, a partir da cana de açúcar e da lenha, principalmente, utilizadas em todos os setores, desde as residências até nos transportes. A essas biomassas deverá somar-se o biodiesel, sendo essencial incrementar e reforçar a sustentabilidade destas fontes na medida em que o uso do etanol se consolida e a geração de energia elétrica a partir de bagaço e de resíduos de processo da indústria da madeira se expande, por suas vantagens ambientais e econômicas. De fato, a evolução da matriz energética brasileira mostra uma progressiva substituição das formas tradicionais e ineficientes de bioenergia para as alternativas de melhor desempenho.

O sucesso brasileiro em efetuar tal transição na produção e uso de bioenergia tem chamado a atenção dos países vizinhos, sobretudo nos contextos recentes de custos elevados das energias fósseis convencionais. Em tais países existem disponibilidades edafoclimáticas bastante similares às encontradas no Brasil e parece natural que procurem conhecer e, eventualmente, replicar a experiência brasileira de suprimento energético a partir da fotossíntese. Nesse sentido o papel da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico é decisivo, permitindo garantir uma perspectiva de sustentabilidade.

Esse encontro é uma oportunidade ímpar para que grupos de pesquisas, empresas e agências governamentais dos países envolvidos possam iniciar programas de cooperação em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) em energia. A identificação de áreas de interesse mútuo e das principais lacunas que precisam ser superadas bem como das fontes de apoio financeiro para essas pesquisas constituirá um de seus objetivos primordiais. Embora o Brasil já tenha experiência acumulada e liderança mundial em alguns aspectos tecnológicos fundamentais para a produção de bioenergia, há amplo espaço para seu aprimoramento e eventual adaptação visando sua aplicação em outros países sulamericanos, sob condições similares, apesar de não idênticas às brasileiras. Nesse sentido, cabe observar que já existem empresas brasileiras atuando na América do Sul visando a promoção da utilização de bioenergias, que podem e devem incorporar-se à discussão das perspectivas e atividades de P&D&I neste tema.

Álcool

Como aumentar o uso das biomassas residuais que contêm duas vezes mais energia que o álcool produzido? Gerando eletricidade? Hidrólise? Como reduzir a dependência do diesel no transporte da cana crua?

Lenha

O desafio permanente será aumentar a produção e competitividade das florestas plantadas, evitando a derrubada de florestas nativas.

Carvão Vegetal

Importante insumo da indústria de ferro gusa e ferro-ligas de alta qualidade. Como evitar o uso de madeira nativa para a sua obtenção? Como aumentar a eficiência na transformação da lenha aproveitando os gases e voláteis?

Resíduos e Vegetais de Ciclo Curto

Alguns capins e sobras de culturas - palha de arroz, casca de coco, etc - podem substituir ou complementar a lenha dada a sua rapidez de crescimento e alta produtividade. Desenvolver e viabilizar estas fontes é um importante desafio.

Biodiesel

Quais os melhores vegetais para a sua produção direta? Que papel poderá ter a gaseificação/síntese FT a partir da lenha e/ou capins?

www.memorial.sp.gov.br
www.mct.gov.br
www.cnpq.br
www.bndes.gov.br
www.dedini.com.br
www.unica.com.br