Uso Eficiente do Etanol Veicular no Brasil

Auditório Catavento Educacional e Cultural
Parque Dom Pedro II, Brás, São Paulo – SP
21 de novembro de 2013, de 09:00 às 17:30


Programa - Download das palestras (clique no palestrante)

Início Término Atividade
08h00 09h00 Inscrições / Credenciamento
09h00 09h45

Abertura dos trabalhos

A mesa discute as perdas de energia e oportunidades de recuperação na cadeia energética da cana. Ênfase na avaliação dos efeitos do aumento da eficiência no uso veicular do etanol.

Participantes:
Sérgio Silva de Freitas, Pres. Conselho de Administração da Arcelor do Brasil e da OS Catavento Cultural e Educacional
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE: "Cadeia Energética da Cana"
Werther Annichino, Menbro do Conselho Consultivo da Copersucar, da Administração do CTC e Diretor da UNICA
Maria Pinheiro, Analista Econômica da UNICA: "Perdas de energia e oportunidades de recuperação na cadeia energética da cana"
09h45 10h45

Volta do motor a etanol

Avaliações teóricas e experimentais mostram que motores a etanol podem atingir eficiências elevadas, comparáveis às de motores diesel. O consumo, em termos volumétricos, seria próximo ao de um motor a gasolina equivalente.

Palestrantes:
Marcos Langeani, Diretor NEXT Engenharia: "Motores médios e pesados movidos a etanol e GNV"
José Guilherme Coelho Baêta, Professor na Universidade PUCMINAS: "R&D on Ethanol Reciprocating Engines in Brazil"
09h45 10h45 Intervalo para café
11h15 12h30

Flex otimizado para etanol

A gasolina e o etanol são combustíveis química e fisicamente diferentes. O motor “flex” é uma solução de compromisso cuja eficiência é sacrificada para atender a dualidade de combustíveis. Na maioria dos carros flex, a eficiência, em termos energéticos, é menor quando operam com etanol do que com gasolina. Os programas de incentivo ao aumento da eficiência veicular (INOVAR Auto) assume a manutenção desse viés. A mesa avalia se o flex pode ser aperfeiçoado para operar de forma eficiente com ambos combustíveis.

Moderador:
Valdyr Gallo, Professor da UNICAMP
Participantes:
Henry Joseph Jr., VP da ANFAVEA
Francisco Emílio Baccaro Nigro, Professor da Escola Politécnica da USP
Cristiano Pedreira, Executivo especialista em Powertrain da FORD
12h30 14h00 Intervalo para almoço
14h00 14h45

Carros elétrico-híbridos a etanol

Os veículos com tração elétrico-híbrida começam a ser oferecidos no Brasil. Esse sistema de tração que combina as boas propriedades dos motores de combustão interna com as do motor elétrico é bem mais eficiente que os veículos convencionais e têm níveis de emissão mínimos. A mesa discute a possibilidade de a indústria oferecer esses veículos usando etanol como combustível. Usando etanol de cana, seriam “os mais verdes do mundo” quando se considera seu ciclo de vida.

Moderador:
Sergio Pacca, Professor do Programa de Energia e Sustentabilidade da USP
Participantes:
Roberto Matarazzo Braun, Gerente de Assuntos Governamentais, da TOYOTA
14h45 15h30

Etanol substituindo diesel

A substituição do diesel pelo etanol abre um novo importante mercado para o último. Interessa, em particular, à atividade canavieira onde a o diesel usado, sobretudo, no transporte da cana equivale a 10% da energia do etanol produzido. Há diversas experiências de acionamento de veículos pesados (caminhões e ônibus) a etanol com motores diesel adaptados e/ou usando aditivos. Sistemas elétrico-híbridos também têm sido usados, pois a potência do motor de combustão interna é compatível com a de motores a etanol disponíveis no mercado. A mesa discute a possibilidade das montadoras virem a oferecer essa classe de veículos.

Moderador:
Antonio Otelo Cardoso, Consultor e Diretor da CRP Engenharia
Palestrantes:
Nabor Ferreira Cabral, Engenheiro da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu Binacional: “Ônibus Elétrico Híbrido a Etanol”
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE: ”Caminhão Elétrico Híbrido a Etanol”
Fábio Nicora, Engenheiro Sênior de Produto da IVECO: “A experiência da IVECO na substituição do diesel em veículos pesados”
15h30 16h00 Intervalo para café
16h00 17h30

Painel de Encerramento

A quem interessa veículos a etanol eficientes? No início do PROALCOOL, a competição entre montadoras aumentou a eficiência dos carros a etanol que, no final dos anos 80, eram mais eficientes que os carros a gasolina equivalentes. No INOVAR (Auto e Energia), as metas de eficiência assumem que motores a etanol continuarão a ser inferiores. Em um mercado dominado pelos "flex" como estimular maior eficiência no uso do etanol? À luz das análises anteriores, essa mesa discute formas de modificar o quadro atual, tendo em conta a maior complexidade e competitividade potencial da nova matriz energética do país.

Moderador:
Pietro Erber, Diretor do INEE
Participantes:
Bernardo Hauch Ribeiro de Castro, Gerente do Departamento de Indústria Pesada do BNDES
Alfred Szwarc, Consultor da UNICA

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