II Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol

Auditório Centro de Estudos Rômulo Almeida - BNDES
Avenida Chile, 330 - 8º andar (ed. Ventura, Torre Oeste), Rio de Janeiro, RJ
17 e 18 de setembro de 2015, de 09:00 às 18:00


Programa - Download das palestras (clique no palestrante)
17 de setembro

Início Término Atividade
09h00 09h20 Inscrição e Credenciamento
09h20 10h00

Abertura

Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética
Maurício dos Santos Neves, Superintendente Industrial do BNDES
Magda Chambriard,, Diretora Geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: “Perspectivas para o etanol na matriz de transportes no Brasil” (1MB.pdf)

10h00 11h00

Etanol: combustível ideal para motores Otto

Graças a diversas características físico-químicas, o etanol é o combustível mais adequado para uso em motores centelhados (ciclo Otto). Seu uso pode proporcionar desempenho superior ao da gasolina. A mesa discute essas características e analisa perspectivas de evolução e uso de motores a etanol.

Coordenador:
Pietro Erber, Diretor do INEE
Palestrantes:
Ernst Winklehoffer, AVL List GmbH (Áustria) e professor do Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia: “Modern S.I. engines: why Ethanol can become the better fuel” (3,5MB.pdf)
Ricardo Simões Abreu, Sindipeças e Abipeças, Diretor da Mahle Brasil: “Perspectivas para o uso do etanol em veículos leves” (1,6MB.pdf)
11h00 11h30 Intervalo do café
11h30 12h30

Perspectivas para o etanol no Brasil

O aumento da competitividade do etanol como combustível vai depender de maior eficiência no uso dos fatores de produção na cadeia energética da cana, segunda maior fonte primária de energia do país. A mesa avalia e discute as oportunidades de aumento de produtividade e importância da estratégia de aumentar a eficiência.

Coordenador:
Artur Yabe Milanez, Gerente do Departamento de Biocombustíveis, BNDES
Palestrantes:
Isaias Macedo, Pesquisador da UNICAMP: “Oportunidades para aumento da eficiência na produção de etanol no Brasil” (1,5MB.pdf)
José Roberto Moreira, Professor da USP: ““Contribuição do etanol para o meio ambiente e externalidades positivas” (1,7MB.pdf)
12h30 14h00 Intervalo do almoço
14h00 15h00

Painel: Carros Leves a Etanol no Mercado Brasileiro

Milhões de consumidores usam apenas etanol hidratado como combustível. A mesa analisa se esse nicho de mercado pode ser ampliado/expandido por carros a etanol com elevada eficiência e o que seria necessário para que tal acontecesse.

Coordenador:
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE
Participantes:
Franck Turkovics, Gerente de Inovações de Sistemas de Acionamento da PSA Brasil (Grupo Peugeot-Citroen): “Technology Opportunities Using E100 for CO2 Benefit” (894KB.pdf)
15h00 16h00

Etanol no transporte pesado

Apesar do subsídio ao diesel, sua substituição por etanol é competitiva em atividades no âmbito da agroindústria e em outros nichos específicos, todos bastante expressivos. A mesa examina a viabilidade técnica, econômica e social dessas substituições.

Coordenador:
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE
Palestrantes:
Mário Massagardi, Bosch Diesel Systems Latin America, Product and System Engineering: “Perspectivas Técnicas do uso do etanol em transporte pesado” (990KB.pdf)
Carlos Minoru Tonohoka, Scania Brasil: “Experiência, resultados e perspectivas no uso do etanol em transporte pesado na visão da Scania" (2MB.pdf)
16h00 16h30 Intervalo do café
16h30

Notícia Sobre Experiência da RICARDO MOTORS com Utilitário Leve a etanol

Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE: “Uso Veicular Etanol EUA” (276KB.pdf)

18 de setembro

Início Término Atividade
09h30 10h30

Substituição de diesel por etanol em uso estacionário

Há diversos usos estacionários em que o motor a etanol com elevado desempenho pode substituir o diesel. Essa possibilidade inclui o acionamento veicular híbrido.

Coordenador:
Marcos Langeani, Diretor da NEXT Engenharia
Palestrantes:
Brad Holen, Presidente da Terra Vantage: “Substituição de diesel por etanol em moto-bombas nos EUA e no Brasil”
Celso Ribeiro B. de Novais, Chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável e Coord. Geral do Programa Veículo Elétrico da Itaipu Binacional : “O ônibus elétrico Híbrido a etanol – experiência da Itaipu Binacional” (1,5MB.pdf)
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE: “Revivendo a tração elétrica descentralizada com gerador a etanol, usada por Ferdinand Porsche” (1MB.pdf))
10h30 11h00 Intervalo do café
11h00 12h30

Painel: removendo barreiras ao uso eficiente do etanol

O Brasil deixou de produzir carros a etanol, substituídos pelos flex, cujo desempenho com etanol é inferior ao seu potencial. A proporção do etanol anidro como aditivo da gasolina além da necessária, por outro lado, reduz o desempenho dos carros a gasolina. Como políticas de governo e o falso conceito ainda nivelado à paridade de 70% álcool/gasolina podem ser corrigidas, aumentando a eficiência dos veículos de transporte individual e reduzindo emissões? Que papéis caberiam à indústria automotiva, governo, reguladores e produtores de etanol?

Coordenador:
Marcos José Marques, presidente do Conselho Diretor do INEE
Participantes:
Bernardo Hauch Ribeiro, Gerente das Indústrias Metal-Mecânicas e de Mobilidade do BNDES
Marcos Langeani, Diretor da NEXT Engenharia
Luiz Augusto Horta Nogueira, Professor da UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá: “Promovendo o Uso do Etanol” (2,5MB.pdf)
Ricardo Simões Abreu, Diretor da Mahle Brasil: “Perspectivas para o uso do etanol em veículos leves”
12h30 14h00 Intervalo do almoço
14h00 15h00

Painel: Motores a etanol – P&D e academia

Até os anos 90, havia forte interesse acadêmico e técnico no etanol pela sua virtude como combustível. Apesar da importância da cana, as pesquisas e trabalhos nesta área reduziram-se a quase zero. A mesa examina como retomar o tema, promovendo e estimulando iniciativas de pesquisa e desenvolvimento relativas ao uso otimizado do etanol, considerando seu elevado potencial de desenvolvimento e importância no mercado brasileiro.

Coordenador:
Luiz Augusto Horta Nogueira, Professor UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Participantes:
Waldyr Ribeiro Gallo, Professor da UNICAMP: “Opções tecnológicas para o uso do etanol: emissões reguladas, GHG e eficiência veicular” (1,3MB.pdf)
Márcio Turra de Ávila, professor da UFSCar: “Motores a etanol – P&D e academia” (812KB.pdf)
15h00 16h00

Mitos sobre a competitividade do etanol

Abastecer o flex com etanol quando este custar 70% ou menos que a gasolina é um critério errôneo, prejudicial ao consumidor, mas que se tornou um paradigma que influencia motoristas e políticas públicas. A mesa discute as consequências e como alterar essa percepção errônea que prejudica a competitividade do etanol.

Palestrantes:
Sérgio Rego Monteiro, Diretor Institucional e de Sustentabilidade da ECOFROTAS: “Consumo de combustíveis em carros flex: avaliação da ECOFROTAS e obtenção de créditos de carbono” (1MB.pdf)
Rogério Nascimento de Carvalho, Consultor - Eficiência Energética Veicular da PETROBRAS – CENPES, “Critérios para avaliação dos consumos de carros flex no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular - PBEV” (5,7MB.pdf)
Marcelo Soares Valente, Departamento de Biocombustíveis do BNDES: “Programa de inovações no setor de Cana e efeitos econômicos da paridade” (507KB.pdf)
16:00 Intervalo do Café
16h30

Uso Eficiente do Etanol e Emissão CO2 // Encerramento

O uso do etanol em substituição à gasolina antecedeu a percepção de sua importância do ponto de vista ambiental. A mesa avalia até que ponto novas políticas e iniciativas para reduzir emissões de CO2 podem promover o aumento da eficiência no uso do etanol.

Coordenador:
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor-Geral do INEE
Palestrantes:
Pietro Erber, Diretor do INEE: “Redução de emissões de CO2 decorrentes do uso mais eficiente do etanol no Brasil” (229KB.pdf)
Carolina Dubeux, Pesquisadora senior do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas - Centro Clima / COPPE/UFRJ: “Contribuição do etanol para a redução das emissões no Brasil (1990-2010)”

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