Consumo: Medições de Campo

As medições do consumo são essenciais para embasar uma política sadia de estímulo ao uso do etanol. Essas medidas foram feitas e divulgadas no início de 2014, pela ECOFROTAS, empresa de gestão de frotas com mais de sete mil clientes em carteira. A gestão de mais de meio milhão de veículos permitiu à empresa acumular dados referentes aos consumos dos veículos de seus clientes.

Por atuar no segmento de transportes, um dos principais responsáveis pelas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e tendo a questão ambiental como um dos seus focos, a ECOFROTAS decidiu avaliar, na prática, quando seria mais econômico abastecer os carros com etanol e as consequentes reduções de emissões de GEE. Para tanto, contratou a Keyassociados, consultoria especializada em sustentabilidade, para desenvolver uma metodologia de contabilização de GEE das frotas dos clientes, e a empresa KPMG, para auditar a metodologia.

A consultoria contratada avaliou, por um período de 31 meses, medidas feitas com motoristas, modelos de veículos e características geográficas diversas. Através de análise estatística, foi encontrado um rendimento de até 79,52% em relação à gasolina, bem mais favorável ao etanol do que o limite geralmente considerado, de 70%, baseado no poder calorífico do etanol.

Não foram divulgados os estudos detalhados que permitam verificar quais as principais características do uso veicular que aumentam o desempenho no uso do etanol. Considerando a diferença observada, isto indica a importância da realização de mais estudos dos veículos flex mais usados no Brasil.

Newsletter Fale Conosco