Uso Eficiente do Etanol

Como o etanol hidratado, vendido nos postos de abstecimento, tem cerca de 30% menos energia por litro do que a gasolina, é de entendimento geral que só compensa usá-lo caso custe 70% do preço da gasolina.

Usando motor apropriado, com base em tecnologias disponíveis, o etanol, no entanto, pode ser bem mais eficiente do que a gasolina. Nos anos 80, havia carros a etanol cujo consumo era apenas 15% maior que o de carros a gasolina do mesmo modelo. Já foi demonstrado experimentalmente que o consumo de etanol pode ser igual ao de um carro a gasolina similar.

Nos carros “flex”, a relação entre os consumos de etanol e gasolina caiu muito. Medidas do INMETRO mostram que as diferenças de eficiências no uso dos dois combustíveis variam muito e que apenas em poucos modelos o etanol mostrou ser mais eficiente do que a gasolina. (ver Flex Eficientes com Etanol).

Esses consumos são medidos em laboratório, em condições ideais. Na prática, fatores como a habilidade do motorista, calibragem dos pneus e diversos outros aumentam o consumo. O INMETRO aplica uma correção que aumenta os consumos de ambos os combustíveis de, em média, 27% nas cidades e 19% nas estradas. O cálculo baseia-se em avaliações feitas nos Estados Unidos para carros a gasolina.

A relação de consumos entre gasolina e etanol hidratado varia muito. Considerar 30% é enganoso e levou a um conformismo com a baixa eficiência no uso do etanol, diminuindo as pesquisas a respeito, prejudicando políticas de governo, decisões de fabricantes e do setor produtor de etanol.

Tendo em vista seu objetivo de combater imperfeições de mercado que reduzem a eficiência energética, o INEE decidiu criar o PrEE - Programa Etanol Eficiente, para divulgar as reais possibilidades do etanol como combustível automotivo e promover ações que apresentem e demonstrem este fato (ver Programa Etanol Eficiente). O programa começa a operar a partir de outubro de 2014.

Newsletter Fale Conosco